quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta-feira...de cinzas?! Um pouco de história

Eh... dia 09 de março, fim de carnaval , dia de arrastão em Salvador (mas esse eh da paz, ok?!), afinal é quarta-feira... de Cinzas?!
Mas, você sabe porque chamamos assim este último dia de carnaval?
Não?! Então...

# senta, que lá vem história!

Apesar de hoje o carnaval ser uma festa popular altamente profana (isto não é puritanismo, ok?!), nem sempre foi assim. Na Idade Média, o carnaval era uma festa regida pelo ano lunar do Cristianismo; era a época na qual era liberado comer carne < carne vale>, por isso o termo carnaval.
Ainda pelo calendário Cristão Ocidental, a quarta -feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma, período que antecede à páscoa, e era justamente neste dia que os cristãos católicos rebeciam cinzas em um ato simbólico para reflexão acerca da conversão e a fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Originalmente, eram celebradas missas, onde os padres abençoavam os fiéis marcado-lhes a testa e esta deveria ser lavada apenas após o por - do- sol.
E assim se deu a tradição...


E para aqueles que pensam que hoje há um bando de profanos esquecendo os ensinamentos dos seus antepassados uma lembrança:  hoje, mais do que nunca (na atualidade), as pessoas pensam sobre a fragilidade da vida numa quarta-feira de cinzas. Querem aproveitar o último dia (do carnaval no ano) como se fosse o último dia de suas vidas!
O costumes são os mesmos, o que muda é a forma de realização neeh?

* fonte: wikipédia , wikipédia carnaval

5 comentários:

  1. bem, na verdade não deveria haver "ultimo dia de carnaval" o certo seria falar que o dia do carnaval foi dia 8. A quarta feira de cinzas é o inicio de outra etapa e o carnaval foi a despedida de certas coisas que estarão "suspensas" por quarenta dias, "teoricamente" a carne!

    Bj bj

    ResponderExcluir
  2. suuuuuuuuuper massa!
    dqt1p também é cultura (com uma pitada de humor!!!)

    rsrsrs
    gostei!
    bjux!

    ResponderExcluir
  3. -> Kêdy: muito boa a sua observação " teoricamente a carne"! rsrs
    Sim, na verdade, me referi à 4ª de Cinzas como o último dia pelo arrastão que tem aqui em Salvador; pra quem curte o carnaval, é despedida por um período longo...rsrs
    bjus!

    -> Osmar: Essa pitada de humor é a nossa marca! Não dá pra viver só de seriedade, neeh? rsrs
    bjus, garoto!

    ResponderExcluir
  4. Não, não dá, quarenta dias sem a carne!? Assim também é demais também!!! Rsrs

    ResponderExcluir
  5. -> Anônimo:
    kkkkkkkkkk
    "Oh, pobres almas infelizes que padecem pelo pecado da carne!" Ainda bem que eu sou quase vegetariana! rsrsrs

    ResponderExcluir

Comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...