sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Por trás de uma grande equipe... (Confissões de um Técnico de Futebol!) - p/ Laelson Lopes



(1-Em treino/2-Time se dirigindo para o jogo das "quartas")
 Olá, queridos!!!
Well, que o Brasil é o país do futebol é inegável! A cada ano times se revelam e fazem histórias em grandes campeonatos.
Mas, por trás de uma grande equipe, há sempre um grande treinador. Eles muitas vezes acabam ficando atrás dos bastidores em que se revela um artilheiro; ou você lembra quem comandava a equipe quando o Ronaldinho se tornou O fenômeno,por exemplo?
Hoje vamos saber um pouco mais sobre a vida e carreira em entrevista exclusiva com o Técnico Laelson Lopes!
Ele já foi Bahia, Vitória, Cruzeiro, Fluminense de Feira, CSA e por aí vai... Lopes foi jogador, técnico no futebol Europeu, além de comandar equipes de vários estados do Brasil e cidades da Bahia. Que currículum, hein?!
Preparados? Let's go!

DQT: Como você descobriu o mundo esportivo?
LL: Sempre gostei de praticar esportes. Nas aulas de educação física apareceram as oportunidades e eu participava de todos.
DQT: Até então era hobby. Como surgiu a oportunidade profissionalização?
LL: Quando percebi que minha carreira como jogador profissional não iria decolar, resolvi estudar. Fiz vestibular na UNEB para o curso de Desenho em Construção Civil, isso em 1986; cursei apenas 3 semestres e em 87 enrei na Católica, para fazer Educação Física, onde me formei, em 1990.
DQT: E assim começou sua carreira como técnico ou você ocupou outras funções?
LL: Comecei como preparador físico, tendo atuado nesta função por 5 anos. Em 1992, recebi um convite para trabalhar na Espanha, em uma equipe da terceira divisão, e lá comecei na temporada 93/94, a carreira como treindor de futebol.
DQT: Ao meu ver, comandar uma equipe é uma responsabilidade muito grande. Qual a sua sensação ao se deparar pela primeira vez na situação e ainda estando longe da família?
LL: É difícil ficar longe da família, mas faz parte da profissão. Dirigir uma equipe de futebol é difícil, mais ainda no Brasil, que tem mais de 180 milhões de técnicos...

(Em família)
 DQT: E por falar em família...Sabemos que a profissão treinador é um tanto quanto instável; ora está em um time ora em outro e muitas vezes é difícil acompanhar a rotina familiar.
Como sua família reage a isto? Que os mecanismos vocês usam para "driblar" a distância?
LL: A família sofre, mas aceita. Sempre que posso levo para morar comigo, principalmente quando estou em outro estado ou país, como moraram comigo na Espanha, por exemplo.
DQT: Você treinou várias equipes, tanto aqui (na Bahia), quanto em outros estados. Com isso, acaba conhecendo muita gente e alguns ficam até bem íntimos. Como é ter que deixar a equipe nessa situação?
LL: Realmente conhecemos muitas pessoas com o futebol e fazemos muitos amigos. O momento de despedida, quando temos que deixá-los, é sempre muito duro. Mas hoje, com a internet, essa distância diminue bastante.
DQT: Atualmente, você é técnico da Divisão de Base do Bahia e o time está se saindo muito bem na Copa São Paulo. Como a equipe veio se preparando para o campeonato?
LL: Trabalhos durante aproximadamente 45 dias para a Copa São Paulo, com jogadores nascidos entre 1992 a 1994, totalizando 25 atletas. Estamos nas semi-finais; é a melhor colocação do Bahia nesta competição e queremos mais! Pretendemos passar para a final e sermos campeões.
DQT: Qual o significado deste campeonato na história do Bahia?
E ele me responde assim: (segue o link-matéria do site oficial do Bahia.)
LL: É a competição mais importante da categoria no Brasil. Ganhá-la será um feito histórico para o Bahia, que investe muito na divisão de base.

Eu em um momento de "tietagem"
 DQT: Os "meninos" o chamam de professor. Este termo é muito interessante porque o professor hoje é responsável não somente pela formação profissional, mas alguém em quem se "espelhar". O que você sente em relação a isso?
LL: Realmente, nós professores temos que ser um exemplo; no futebol não é diferente, temos que ter como objetivo a formação profissional dos atletas nos aspectos físico, técnico, tático, psicológico e a formação do cidadão, que, futuramente, pode vir ou não a se tornar de verdade um profissional de futebol.
DQT: E qual o seu recado para a torcida do Bahia?
LL: Em 2007, chegamos em 5º lugar na Copa São Paulo. Este ano de 2011, no qual o Bahia completa 80 anos de fundação, queremos dar o título de presente à nossa torcida.
E com certeza, a torcida do Baêa, estará com todo o gás torcendo por vocês!

Meus sinceros agradecimentos ao técnico Laelson Lopes e, aos seus jogadores, a confiança de um povo que acredita, que torce, que pode até chorar, mas nunca deixará de entoar o clássico:
Bora Baêêeea, Minha Porra!!!

6 comentários:

  1. Porque vc faz essas coisas? abri o Blogaragem hj e deparo com o escudo desse time aí(vide Blogaragem)?!rsrsrsrs

    Rivalidade à parte, a equipe do Bahia vem realmente surpreendendo. Eu diria que um eventual título, será um marco não só para o clube mas para o norte-nordeste que ainda não conquistou esse título.

    De volta à rivalidade, v s pára com essa tietagem com o bahia aí ô...(http://dekuasetudo1pouco.blogspot.com/2010/11/futebol-simpq-nao.html)

    brincadeira! vc foi ótima! e parabéns ao Laelson Lopes.
    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Aaah,faço pq sei que o pessoal gosta! rsrs
    Eles estão mandando muito bem,neh?
    Como o próprio Lopes falou, é o evento mais importante para a categoria.
    Chegar à semifinal já é uma grande conquista. Para mim, o título será consequência do bom desempenho da equipe,mas como td mundo que trabalha quer bm resultado,trazer o título para casa seria perfeito! rsrs
    E qto a tietagem, eu nao ia perder esta oportunidad,neh? rsrs
    Obrigada por estar sempre presente! bjus

    ResponderExcluir
  3. Orgulho da minha prima xDDDDD

    Parabéns pelo bRôgui, Pimuxa ahsuahsuahsuahsua

    ;*

    ResponderExcluir
  4. rsrs
    obrigada, prima!
    Seja muito bem vinda!!!
    :)

    ResponderExcluir
  5. OLÁ!!!
    PARABÉNS PELA ENTREVISTA...VC JÁ É UMA PROFISSIONAL DE JORNALISMO...RRSSRS
    MUITO BOA MESMO!!!
    BUSCOU AS FONTES CERTAS E FOI MUITO FELIZ NA MATÉRIA, POIS O BAHIA ESTÁ NA FINAL..FURO DE REPORTAGEM RSRS.

    PARABÉNS!!!
    BJÃO.






    NILZE.

    ResponderExcluir
  6. Oie!!!
    Obrigada! :)
    Pois eh, acho q vou tentar uma segunda carreira só por precaução! rsrs
    E que venha a final!
    bjus!

    ResponderExcluir

Comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...