quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Segredo da Motivação

Já sei, o titulo do post está a cara de livro de auto-ajuda neh? hehehe
Bem, como o nosso lema é falar de tudo, ou quase isso, eu não me importo não...e para mim, motivar-se a fazer algo é, com certeza, a chave para  o sucesso.
Mas o que explica o fato de em determinados momentos querermos algo e lutar para aquilo e depois, como num passe de mágica, " jogá-la ao vento"? Influência marroquina. O que, além da preguiça obviamente, me faz acordar atrasada para ir à faculdade e no entanto "madrugar" para ir à praia? (Qualquer semelhança é mera coincidência; nem ando indo à praia assim...hahaha)
Eis algumas coisas que aprendi a cerca da Motivação em minhas aulas de psicologia da educação:

# senta que lá vem história!

A palavra motivação é de origem latina <movere,motum> e significa aquilo que faz mover. Para a psicologia, o motivo é uma condição interna, que leva o indivíduo a persistir num comportamento, enfocando seu objetivo, possibilitando assim a satisfação.
Os motivos podem ser biológicos, adquiridos ou psicológicos, conscientes ou inconscientes mas, de qualquer forma, sempre "buscarão" a satisfação.
Sei que muitos diriam que uma pessoa motivada é aquela que faz aquilo que gosta. Certo? Não necessariamente...eu por exemplo, amo estudar mas nem sempre estou disposta e motivada a acordar às 5 da matina para ir à facul.
Viram? Com certeza já passaram por situações parecidas. A motivação é produto de um composto de elementos,ao meu ver.
Em minhas andanças nada básicas around the net world , encontrei um livro cujo título serviu de inspiração para o do nosso post, sobre teorias comportamentais. É engraçado que ele desmistifica a motivação, refletindo sobre coisas que estamos fartos de dizer e ouvir.
E sabem qual é o segredo da motivação?
Não existem segredos.
É, isso mesmo! Tudo depende do seu objetivo final, o que você realmente deseja é o seu fator motivador.
É o que te faz lutar.

2 comentários:

  1. menina você está desempenhando função de repórter é?
    Excelente matéria, bem organizada.

    ResponderExcluir
  2. É... tô colocando pra fora meu "eu" jornalistico! rsrs
    Obrigada, querida!
    Seja bem-vinda!

    ResponderExcluir

Comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...