sexta-feira, 12 de novembro de 2010

F-A-Z -ME- R-I-R!

O-l-á / p-e-s-s-o-a-l!
Nãaaaaaao! Eu não estou treinando para o Soletrando do Caldeirão do Huck!
Hj estou aqui para falar das senas* ops, eu sou prof de inglês  #fail! Mas sim...estou aqui para falar da novela Tiririca x TRE.
Ia eu em minhas andanças jornalísticas pela net, quando, no site do Jornal Correio da Bahia , me deparei com no mínimo 2 cenas da história de Alfabetização [ou falta dela] de Tiririca, palhaço por profissão, eleito a deputado nas últimas eleições. O comediante teria sido submetido a atividades práticas a fim de comprovar  que ele não é analfabeto, dando-o assim o direito a assumir o mandado. 
E então,baseada na filosofia do " penso, logo existo" questiono:
  •  Pq tanta preocupação com a alfabetização [e repito,ou falta dela] do rapaz?
  •  De fato, há uma preocupação social nessa atitude?
  • Porque não há um processo que impeça a candidatura de qualquer pessoa? [e uso qualquer como pronome indefinido!]

Querem que eu responda?! prefiro não comentar...

A verdade é que é muito mais fácil tentar caçar uma candidatura eleita do que fazer qualquer seleção posterior para saber as verdadeiras "habilidades" do candidato.
Em um país em que o número de pessoas não alfabetizadas é gritante [e digo com conhecimento de causa pois trabalho com EJA- educação de jovens e adultos], e pessoas estas que não tiveram acesso a educação por realmente não poderem. Ou tinham que trabalhar para cuidar da família, ou o marido não deixava , e por aí vai...
Pessoas que tinham (leia-se tem!) como pretensão maior sobreviver  e que no entanto, são meros cidadãos conhecidos estatísticamente...
Preocupação social?!  
F-A-Z  M-E  R-I-R!

* A grafia acima aparece ironicamente APENAS a fim de relatar mais um caso de discriminação em função do uso da língua (portuguesa)

2 comentários:

Comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...