quinta-feira, 28 de junho de 2012

" Marias Brasileiras"

Quem nunca passou tempos com uma única música na cabeça e se pegou cantarolando várias vezes  a ponto de
você mesmo se sentir " enjoado'?!
Pois é, queridinhos! Popularmente, e carinhosamente, diga-se de passagem, essas Músicas Chicletes são canções que repentinamente explodem e "grudam" na cabeça do povo.
E a minha cabeça vem sendo embalada por uma dessas canções, aliás, a cabeça só não, o corpo todo! rs Nada de Michel Teló, eu tô falando é das Empreguetes, as cantoras da vez!
Para quem não sabe se é que alguém não sabe, Empreguetes é o trio de personagens, cantoras, ex - empregadas, protagonistas da novela Cheias de Charme. E apesar de todo alvoroço em torno da música que lançou a carreira das cantoras, "Vida de Empreguete", a canção que me chamou atenção é a recém lançada "Marias Brasileiras".
Com letra simples e ritmo dançante, Marias Brasileiras retrata não só a vida das personagens, mas parte da história das mulheres da nossa nação. Mulheres essas que foram apresentadas ao mundo em cada música nossa, em cada obra literária... Como não lembrar da Maria da Fé, de João Ubaldo Ribeiro em Viva o  Povo Brasileiro? Lutadora...
Como esquecer a 'Maria' ingênua e sensual Gabriela de Jorge Amado, a 'Maria' oblíqua e dissimulada Capitu, de Machado, a 'Maria' Amélia, a mulher de verdade.
Alguém pode não lembrar da Maria da Penha e sua história de superação e luta? E as 'Marias'(ainda) anônimas, conhecidas só no dia do censo nacional? Donas de casa, chefes de família, humildes, lutadoras...
E o que seria de nós sem essas Marias Brasileiras?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...