domingo, 1 de maio de 2011

História do Dia do Trabalho



Olá queridos!!!
Muita saudade desse nosso espaço,viu?!
Coisas dos encontros e desencontros da vida... (poética Drummoniana!)
E para darmos início ao nosso post de hoje, um parabéns todo especial para nós, trabalhadores do nosso Brasil!
E todo 1º de maio...
o comércio é fechado (ok! não que os donos de empresas sejam bonzinhos, mas ao menos ainda respeitam algo de lei, mesmo que forçosamente...), os trabalhadores liberados aquele dia, o sindicato de trabalhadores da área oferece aquela festinha para seus funcionários e familiares mais próximos e todos ficam felizes até o próximo dia útil.
Mas, você sabe como essa data se tornou o Dia do Trabalhador?
Não???
então...
#senta que lá vem história!

Se hoje, o 1º de maio é um dia de comemorações, nem sempre foi assim. Nesta data, no ano de 1886, em Chicago (EUA), ocorria uma greve geral, onde milhares de trabalhadores saíram às ruas para protestar contra as desumanas condições de trabalho que eram submetidos e exigir uma redução na jornada de trabalho diária, que eram absurdas 13 hr.
O movimento foi altamente reprimido tendo resultado em prisões, feridos e mortos nos confrontos entre a polícia e os manifestantes.
Assim, em 1889, num congresso socialista realizado em Paris, o dia 1º de Maio foi instituído como Dia Mundial do Trabalho, em memória aos mártires da revolução trabalhista e da luta travada por eles pelo direito de melhores condições de trabalho.
No Brasil, a data somente tornou-se oficial em setembro de 1925, através de decreto criado pelo então presidente Artur Bernardes.Desde então, fatos importantíssimos para a trajetória do trabalhador brasileiro ocorreram como: a instituição do salário mínimo, em 1940, pelo presidente Getúlio Vargas; ( que hoje em dia não é tanto motivo de orgulho assim mas é uma conquista e tanto!) e a criação da Justiça do Trabalho,
que com se pode entender, é destinada a resolver questões judiciais relacionados ao direito do trabalhador.




Fonte: Cultura Brasil , História do dia do trabalho
foto: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...