terça-feira, 15 de março de 2011

Temida Geografia!

Hello pessoas queridas!
Eh... embora seja calorosa a saudação,o assunto não é lá dos melhores, afinal de contas, as coisas lá do outro lado do mundo não andam nada boas.
Desde a semana passada, o Japão vem sofrendo por fortes ações da natureza: um dos maiores terremotos da história do país destruiu cidades, deixando mais de 2,400 mortos e mais de mil pessoas desaparecidas.Isso devido a localização: cinco ilhas do Japão fica no ponto de encontro entre as placas tectônicas no Pacífico e da Ásia.




Fique por dentro:
A crosta terrestre é formada por placas que se movimentam a todo momento,ora aproximando-se, ora afastando-se umas das outras.
A placa do Pacífico, "caminha" cerca de nove centímetros por ano e por ser mais pesada, vai pra debaixo da placa da Ásia, onde estão localizadas as ilhas do Japão. O constante atrito dessas placas causa determinado acúmulo de energia e, em determinado momento, esse acúmulo chega a ser maior que a resistência local e a placa se rompe, provocando um deslocamento bruscamente maior, resultando no terremoto. (Caso essa ruptura aconteça sob as águas, há formação de ondas gigantes: as tsunamis)

Ainda neste momento, sobreviver é um grande desafio para o povo japonês; é que o povo está sem água, comida e energia elétrica em alguns pontos do país.
Nossa solidariedade ao povo japonês...




*Fonte: Jornal da Globo, Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...